Visualizações

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Swift: Patrimônio Histórico e Cartão Postal de Rio Preto

A SWIFT É DE GRANDE IMPORTÂNCIA HISTÓRICA, POIS MARCA O INÍCIO DO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DA CIDADE. CHEGOU A EMPREGAR CENTENAS DE TRABALHADORES



Com 30 mil metros quadrados de área, é formada por três galpões, uma sala, usada como escritório, e uma chaminé com 36 metros de altura, sendo que sua arquitetura inglesa, caracterizada pela utilização de tijolos, se difere de todos os prédios existentes na cidade.

Por seu valor histórico, o conjunto de galpões foi tombado pelo Comdephact – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico, como patrimônio, além de ser um dos cartões postais do município. 
Atualmente passa por reforma e restauração onde se transformará em um Complexo Cultural e Educacional.


Inaugurada em 1944, a Swift;Armour era uma fábrica inglesa de óleos vegetais, cujos rótulos vinham denominados “A Patroa” (óleo de caroço de algodão), “A Dona” (óleo de amendoim) e “A Prima 
Dona” (óleo de mamona). Na sua construção, iniciada em 1938, foram empregados cerca de 150 operários e utilizados mais de 1 milhão e 300 mil tijolos.

“Rio Preto não foi escolhida por acaso para a implantação da fábrica. 
Na época, a cidade centralizava a produção agrícola de matéria, prima básica para a indústria (algodão), 
além de contar com a facilidade de escoamento da produção através da Estrada de Ferro Araraquarense”, diz Pedro Ganga, diretor da Swift. 
A Estrada de Ferro possuía um ramal que passava dentro da fábrica, construído exclusivamente para facilitar o transporte.

 Linha Férrea 

Com a mudança das políticas agrárias, em 1967 a empresa paralisou suas atividades, passando simplesmente a exercer a função de armazenagem de grãos, principalmente milho, vindo de Minas Gerais e Goiás. Houve nesse momento um impasse: a fábrica seria vendida com a intenção de ser demolida por parte dos compradores, que no local, construiriam oito torres de apartamento, com quatro andares. A comunidade então, liderada pelos artistas, organizou uma manifestação para que o complexo, apropriado como referência visual e patrimônio do município, não fosse demolido. 


Obras de reforço estrutural para solucionar a deterioração sofrida pelo prédio, como o cobrimento do graneleiro e do prédio da chaminé, a troca de todas as peças de madeira danificada, restauração do antigo escritório, sempre preservando detalhes originais da construção inglesa, caracterizada pela utilização de tijolos. 

Atualmente: 
 Graneleiro

O Complexo Arquitetônico já sediou diversos eventos realizados pela Prefeitura e que são de grande importância para São José do Rio Preto, como a Bienal do Livro, o FIT – Festival Internacional de Teatro, o Salão de Artes Plásticas e o Janeiro Brasileiro da Comédia, além de ser muito utilizado por fotógrafos como cenário para produções.

Teatro

Em 2007, a Secretaria de Cultura decidiu transformar a Swift em um grande complexo histórico, teatral, ultural e educacional,aproveitando seu espaço interno e seu valor na história da cidade. Os galpões da antiga fábrica irão abrigar um anfiteatro, camarins, um auditório, uma biblioteca pequena, espaço para eventos, espaço multiuso e um depósito.



“O projeto de reforma e restauração da Swift foi dividido em duas partes. A primeira implica na construção de um teatro de 930 lugares e a execução das redes hidráulica, elétrica, de esgoto e pluvial, sendo que estas últimas já estão concluídas. A segunda parte engloba um auditório de 500 lugares, espaço de convivência para professores e a sede do Arquivo Público Municipal, que atualmente funciona na rua Jorge Tibiriça”, explica Moreira.


“O plano de ocupação da Swift contemplará atividades artísticas, culturais e educacionais, podendo receber eventos como congressos, seminários, cursos de reciclagem, palestras, feiras, apresentações de orquestras, shows, espetáculos de teatro, dança e outros eventos”.


“A Swift estará dotada de um teatro que poderá abrigar congressos internacionais, por exemplo, pois tem cabines de tradução simultânea. Ou seja, o complexo fará o município ‘aparecer’ ainda mais no cenário turístico e econômico do Estado de São Paulo e do País”.

Cobertura:
Feita em Madeira, trelisas se apoiam formando um sustentação, com uma esteira em em sua parte superior que era utilizada para distribuição dos grão pelo barração.

 


 
Sistema de Movimentação da Cobertura

Nenhum comentário:

Postar um comentário